segunda-feira, fevereiro 24, 2014

Dica de Leitor #4 O Oceano no Fim do Caminho, de Neil Gaiman

Sinopse


"As pessoas pensam que sonhos não são reais apenas porque não são feitos de matéria, de partículas. Sonhos são reais, mas eles são feitos de pontos de vista, de imagens, de memórias e trocadilhos, e de esperanças perdidas." - Neil Gaiman

Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos.

Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.

Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

Opinião

Gaiman é um autor ímpar e que dificilmente pode ser comparado a outra pessoa. Seja em quadrinhos, contos ou romances, ele sabe como fascinar o leitor com suas histórias. Após a leitura, não hesitei em eleger "O Oceano no Fim do Caminho" como minha obra preferida do autor. Já li ambos os volumes de "Coisas Frágeis" e também o famoso "Deuses Americanos", mas esse consegue superá-los pela trama simples e os personagens extraordinários que moram nas suas 208 páginas. Concordo em gênero, número e grau com todas as revistas que o elegeram o melhor lançamento do ano passado. Não consegui largá-lo em momento algum. Uma leitura rápida, fascinante e que deixa ao leitor uma sensação de saudade da infância.

Adicione o livro à sua estante do Skoob!

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...