quinta-feira, janeiro 02, 2014

Melhores Leituras de 2013

O ano de 2013 acabou e, juntamente com as lembranças dos bons momentos que passamos, também somos agraciados com as lembranças das boas leituras que tivemos o prazer de fazer. Para mim, em virtude de uma rotina tumultuada que tentava conciliar trabalho e escola e, posteriormente, totalmente tomada pela corrida pelos vestibulares, não foi um ano de muitas leituras. Li vinte e cinco livros de ficção e, dentre eles, segue abaixo minhas melhores leituras do ano:



5 - A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak 
Lido em Janeiro de 2013

Tocante. A Menina que Roubava Livros é um romance que divide opiniões. Uns amam, outros odeiam. Não há meio termo. Eu fui uma das pessoas que o livro conquistou e, apesar de outros livros quase terem entrado em seu lugar nessa lista, como O Nome do Vento ou O Fim da Infância, minha quinta melhor leitura do ano de 2013 vai para A Menina que Roubava Livros. Meu aspecto preferido dessa obra, sem dúvida, é a narradora: a própria Morte. Não é só genial e original, como também imprime um tom melancólico à narrativa, sendo perfeitamente adequada ao contexto da Segunda Guerra Mundial. Markus Zusak soube conduzir o leitor para contar a história de Liesel Meminger e, como qualquer que leu até a última página pode confirmar, criou um dos finais mais tristes que já existiram. É um livro que recomendo e, tal como a contracapa, afirmo que "quando a morte conta uma história, você deve parar para ler."

4 - Os Pilares da Terra, de Ken Follett
Lido em Dezembro de 2013

Magnífico como a construção de uma catedral. Os Pilares da Terra foi o penúltimo livro que li no ano de 2013 e, como agora eu percebo, fez o ano se encerrar com chave de ouro. Posso começar a elogiá-lo pela pesquisa história de Ken Follet. É impressionante como o autor se respalda em fatos e acontecimentos históricos para construir as trama de seus personagens, sem dar margem ao clichê ou ao enfadonho. Facilmente um leitor desavisado poderia ver o enredo do livro como algo muito bem planejado, sem nenhuma fonte de inspiração ou pesquisa, tal modo é sua engenhosidade. A escrita de Follet é sublime, tendo uma capacidade de descrever que poucas vezes vi tão bem aplicada. Além disso, os personagens são de um vigor martelante, todos brilhantemente criados e acertadamente inseridos na história. O livro também é uma cadeia de emoções, ora felizes, ora revoltantes. Sem dúvida é uma leitura recomendadíssima para qualquer apreciador de literatura.

3 - O Iluminado, de Stephen King
Lido em Agosto de 2013

Brilhantemente aterrorizante. O Iluminado foi o terceiro livro que li de Stephen King e, sem sombra de dúvidas, o melhor até agora. Uma história engenhosa e criativa, sustentada por personagens fascinantes em um cenário que interage com a própria trama! Desde o começo do romance somos apresentados a um clima tenso, que vai se acentuando ao longo das páginas até chegar ao seu ápice no final. Uma das coisas mais interessantes que eu notei enquanto lia O Iluminado é que à medida que um dos personagens principais enlouquece, o leitor enlouquece junto com ele. O autor merece uma salva de palmas por ser capaz de deixar tal efeito impresso e envolver o leitor de uma forma tão cruel à história. O clímax desse livro foi um dos melhores que li na vida. As imagens criadas por King nas cenas finais, até hoje, jamais saíram da minha cabeça. Não recomendarei esse livro. Recomendarei o autor. Stephen King é um ótimo escritor e publicou muitos livros de qualidade.

2 - 1984, de George Orwell
Lido em Fevereiro de 2013

Uma obra-prima. É muito complicado descrever e elogiar esse livro. Quem leu sabe o quão difícil é. Em suma, pode-se dizer que 1984 é um divisor de águas: após terminá-lo, ninguém é a mesma pessoa; ou, melhor dizendo, ninguém pensa da mesma forma que pensava antes de ler o livro. Recebi inúmeras recomendações para lê-lo e agora acrescento a minha voz para recomendá-lo. A história de 1984 pode ser considerada uma reflexão ficcional sobre a essência do poder. É uma distopia escrita em 1949, prevendo um futuro fictício para o ano que intitula o livro, mas que vai além, criando, acima de tudo, uma linha de pensamento que nos faz questionar os motivos para os acontecimentos do livro e perceber que, no mundo em que vivemos, tal ficção pode se confundir com a realidade. Não vou dizer "Recomendo esse livro" e sim "O que está esperando? Vá lê-lo!". Não exagero quando digo que 1984 deveria ser uma leitura obrigatória para qualquer um.

1 - A Tormenta de Espadas, de George R. R. Martin
Lido em Março de 2013

Perfeito. Muitas pessoas me questionarão por que este livro está em primeiro lugar, na frente de clássicos e best-sellers como os citados anteriormente. Eu não poderia enumerar aqui argumentos que defendessem que este é melhor livro da lista, até porque talvez essa não seja a verdade. Contudo, para mim, sem dúvida nenhuma, A Tormenta de Espadas foi a melhor leitura do ano de 2013. Por quê? Primeiramente, sou um grande fã da série As Crônicas de Gelo e Fogo e foi nesse livro que a história atingiu seu ápice, com capítulos recheados de reviravoltas, massacres, traições, revelações e, principalmente, disputas políticas pelo poder que definem o jogo dos tronos. Por conseguinte, o próprio autor se superou nesse volume, narrando de uma forma sublime os personagens em suas tramas e fazendo com o que leitor, nesse caso eu, fosse levado para dentro da história de uma forma inimaginável. Confesso que durante a leitura, que durou quase três semanas, eu quase esqueci que vivia no século XXI e não num mundo fictício onde as cinzas da guerra começam a despejar suas consequências. Nesse livro há uma série de momentos de tensão, desespero e angústia. Momentos de deleite ao ver um personagem conquistar vitórias por onde passa e momentos terríveis ao presenciar uma tragédia sem precedentes, capaz de reverter o rumo da história. Entre esses e outros motivos, dou a medalha de ouro para A Tormenta de Espadas, por ter sido um dos livros cuja leitura foi tão emocionante que espero ansiosamente para relê-lo.

E você? Quais foram suas melhores leituras de 2013? Compartilhe conosco!

.

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...