quinta-feira, janeiro 02, 2014

O Causador do Fim do Mundo e Tempos de Rei

Contar histórias é uma prática utilizada desde os primórdios da humanidade. Seja para deixar um legado para as próximas gerações, seja para entreter e alegrar o espírito daqueles que ouvem, sempre foi comum ao ser humano usar as palavras para descrever acontecimentos, fossem estes reais ou não. Nessa coletânea de trinta e quatro excelentes contos, cuja singularidade pode ser expressa em seu título pouco comum, um breve "!", participo com dois contos: "O Causador do Fim do Mundo" e "Tempos de Rei". O primeiro é uma história que narra as consequências que a ambição do ser humano pode trazer, enquanto o segundo acompanha os últimos momentos de Luís XVI, último rei da França, ao ser levado à guilhotina.


Trecho do conto

"Por algum motivo que eu não conseguia explicar, os degraus do cadafalso pareceram eternos, mas mantive-me calmo. Se em minha vida eu fora rei, na minha morte continuaria o sendo. E um rei não demonstra fraqueza. Além disto, a morte iria atrás de todos. Maria Antonieta, meus filhos, Cléry, Edgeworth, Santerre, o carrasco, os guardas reais, o exército francês, os revolucionários, todo o meu povo. Todos eles, um dia, encontrar-se-iam com a morte, assim como eu havia encontrado naquele momento.

Quando alcancei o topo e me vi de frente para para a guilhotina, não me assustei. Prestei atenção no que havia além do cadafalso. A multidão militante, fosse ela formada por soldados, cavaleiros ungidos ou guardas reais, dirigia os olhos a mim. Misturado entre eles havia políticos, clérigos, mulheres, crianças, mendigos, comerciantes e senhores. Eu não sabia se desejavam minha morte ou minha vida. Mas, independentemente do que pensava, eles ainda eram meu povo. E jamais deixariam de ser."

Resenha


"[...] numa época em que tudo é previsível e permissível, a maior parte dos escritores mostraram a cara e a que vieram. Nesta antologia o mais tenaz escritor não existe, afinal são vários. Contos vigorosos, inspiradores, com ritmo, ação, argumento, clímax e desfecho. [...]"
Anderson Andinho Alkimim

Sinopse do Livro

Trinta e quatro contos com elementos clássicos do gênero fantástico mas que também ousam na busca por novas possibilidades. Das páginas de "!" brota a essência que faz do gênero fantástico algo tão apaixonante. Lugares distantes, dilemas filosóficos, loucura, poesia, fatos históricos subvertidos, realidades apocalípticas e até mesmo horrendos contos de fadas que afastam o leitor de sua zona de conforto, levando-o a se indagar, entre um parágrafo e outro -- não sem uma estranha sensação ao mesmo tempo tentadora e temerosa -, se deve resistir ao impulso de continuar a ler desenfreadamente ou se deve, contra toda a vontade que o domina, guardar o livro e economizar as histórias que faltam.

Booktrailer



Para comprar diretamente da editora, clique aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...